Olhar cria design humanizado para robô

O novo equipamento se chama Theo, e irá automatizar o processo de aplicação de adesivo para a fabricação de calçados.



Na imagem acima, temos uma simulação virtual foto realística do novo equipamento, gerada por nossa equipe de designers, que permite validar conceitos e formas diferenciadas, além de ampliar o estudo de cores e acabamentos possíveis.


Um dos grandes problemas encontrados no processo de desenvolvimento de novos maquinários é a falta de unidade no conjunto, resultado da adição de diferentes mecanismos, comandos, aberturas, cabos, entre outros, no entanto, a partir do estudo baseado em metodologias de design thinking, é possível encontrar uma solução que, esteticamente, seja compatível com a tecnologia oferecida. Afinal, você já imaginou um motor de Ferrari revestido com uma carenagem de Fusca?




A etapa dos croquis, ou melhor, desenhos a mão, inicia o processo, e permite integrar a arte à performance do maquinário.





Indústria 4.0


Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados, e utiliza conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. O foco da Quarta Revolução Industrial é a melhoria da eficiência e produtividade dos processos.


A Indústria 4.0 facilita a visão e execução de "Fábricas Inteligentes" com as suas estruturas modulares, os sistemas ciber-físicos monitoram os processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões descentralizadas. Com a internet das coisas, os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intra-organizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor.


Estas novas tecnologias trazem inúmeras oportunidades para a agregação de valor aos clientes e aumento de produtividade de processos, mas sem o enfoque adequado podem desperdiçar grandes investimentos, com poucos resultados.



Robô Theo


O Robô Theo é um equipamento de alta precisão, que substitui o trabalho manual de colagem dos calçados. Com um sistema de leitura a laser 3D, ele faz o mapeamento do solado e aplica o adesivo de forma rápida, com precisão e, principalmente, evita o contato humano com um processo arriscado e tóxico, presente na linha de produção de calçados.


O novo maquinário já pode ser adquirido, o foco de impacto é na fabricação de calçados, área que está atenta às tendências da indústria 4.0 e indústria 5.0. Se você atua neste segmento, fale como quem entende do assunto: Édson Borsoi é um profissional renomado na área de máquinas industriais, e atua como Gerente Comercial na empresa Máquinas SAZI. Conheça esta solução tecnológica e transforme o futuro em presente!


Sobre a Olhar


Somos uma empresa de excelência para aceleração de novos negócios, que envolvam tecnologia de IoT (Internet das Coisas), a partir de metodologias ágeis como design thinking e open innovation (inovação aberta). Colaboramos com a estruturação de Unidades de Inovação, em modelo outsourcing (terceirizado), há mais de 20 anos no mercado brasileiro.


Converse com nossa equipe via whatsapp neste link!