Com o apoio da Olhar180º, empresa de Caxias do Sul é destaque em edital nacional

Projeto elaborado pela Olhar180° foi fundamental para a conquista da D’Zainer

Com o mercado industrial cada vez mais competitivo, investir em inovação deixou de ser apenas um diferencial para as empresas e se tornou uma necessidade. Sabendo disso, a caxiense D’Zainer Conteúdo e Forma acionou a Olhar180°, que é especializada em consultoria para inovação. A parceria que já dura cerca de cinco anos rendeu recentemente uma conquista nacional: a D’Zainer foi uma das vencedoras do Edital de Inovação para a Indústria.


O resultado chama a atenção especialmente pelo seleto número de empresas agraciadas. Na categoria A, destinada a negócios industriais de médio e grande porte, apenas quatro projetos foram escolhidos em todo o Brasil. A D’Zainer é o único empreendimento selecionado de toda região Sul.


O Edital de Inovação para a Indústria financia o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores. Os aportes são disponibilizados por meio de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria. Os projetos escolhidos na categoria A – caso da D’Zainer – podem ser realizados, no máximo, em 24 meses. O custo de financiamento é de até R$ 400 mil pagos em horas técnicas e apoio de especialistas dos Institutos de Inovação e Tecnologia do Senai.

D’Zainer


O projeto da D’Zainer selecionado pelo edital é uma caixa inteligente com chip. A inovação visa atender aos mercados de logística e de transportes. Ricardo Alexandre Polo, diretor da D’Zainer, conta que buscou o apoio da Olhar180° ao sentir uma necessidade de oferecer soluções mais inovadoras ao mercado. “Com o apoio da equipe da Olhar180°, elaboramos o projeto e aproveitamos a oportunidade de nos inscrevermos nesse edital, mas não tínhamos tanta esperança, pois todo o Brasil estava concorrendo. Conseguimos nos destacar e agora temos a expectativa de lançar uma inovação relevante na área de rastreabilidade do produto dentro desses dois anos”.


Um dos principais fatores atribuídos para a conquista da D’Zainer é a elaboração clara e precisa do projeto inscrito no edital. Esse trabalho foi realizado juntamente com a Olhar180°, que é especialista em gestão da inovação. “É preciso ter assertividade para captar o recurso disponível. Outro ponto importante é que muitas vezes as empresas desenvolvem projetos baseados em suas necessidades, mas é importante que o produto tenha a efetividade de alcançar as necessidades do consumidor”, ensina Christian Machado, diretor de Operações e Fundador da Olhar180°.

Da esq. pra dir.: Christian Machado (Olhar180°), Marinês Zanrosso Polo (D’Zainer), Ricardo Alexandre Polo (D’Zainer), Vitor Hugo Polo (D’Zainer), Jaime Schreiner (SENAI), Igor André Krakheche (SENAI)


Com a conquista do edital, o projeto da D’Zainer ganha agora o reforço do Senai de Caxias para o desenvolvimento da inovação. “As parcerias do Senai com as empresas já acontecem há bastante tempo, mas temos essa experiência nova de contar com a Olhar180°. Eles entrando como consultores, apoiando a empresa, tem se mostrado uma estratégia bem produtiva e eficiente”, destaca Jaime Cristiano Schreiner, analista de serviço e gestor de projetos do Senai. O coordenador de inovação do Senai, Igor André Krakheche, também reforça a importância das parcerias para a conquista de aportes: “Como os recursos para inovação são menores do que as possibilidades, quanto mais maduro, mais desenhado e mais inovador for um projeto, maior são as chances dele conseguir um recurso para ser projetado. A parceria entre consultoria, empresa e Senai foi essencial para convencer os avaliadores de que o projeto tinha potencial”.


A D’Zainer venceu o Edital de Inovação Para a Indústria no ciclo 2018, que destinou R$ 55 milhões em aportes para os projetos vencedores. Os resultados foram divulgados neste ano. O próximo ciclo do edital, que vai gerar novas oportunidades para empresas interessadas em inovar, está previsto para ser lançado no segundo semestre de 2019.

Sobre a Olhar180°:

Especialista em elaboração e gestão de projetos (gestão da inovação), a Olhar180° atende pessoas e empresas que queiram oferecer ao seu público serviços e produtos com foco nas necessidades do usuário, através do processo de inovação aberta (open innovation). A empresa oferece serviços como: pesquisa de mercado; design estratégico; design de produtos, serviços e modelos de negócios; e editais de inovação. Com a colaboração da consultora empresarial Ester Garcia, a marca se qualificou intensamente para a participação em editais, com ênfase, principalmente, na adequação da linguagem escrita para a avaliação dos projetos. A Olhar180° prima sempre pela excelência em inovação empresarial.

Sobre a D’Zainer:

Fundada em 1994, a D’Zainer desenvolve e produz rodízios, rodas, componentes plásticos e sistemas de movimentação para os segmentos moveleiro e industrial. Também é fabricante das caixas plásticas D´ZainerBox para inúmeras aplicações. Sempre atenta às necessidades dos clientes, a D’Zainer atende ainda a projetos customizados de terceirização de moldes e injeção plástica. Atualmente, a empresa conta com 82 funcionários.